3

DICAS: Aposto e vocativo, quando usar?

Posted by Nanda Cris on 11 de novembro de 2013 06:00 in , , ,


Já vi muitas pessoas escrevendo por aí os vocativos e os apostos sem colocar a vírgula corretamente. E então pensei: caramba, será que a pessoa sabe que é um aposto/vocativo e que, portanto, precisa de vírgula aqui?

Então resolvi fazer um post sobre isso, explicando um pouquinho dos dois.

Aposto

É uma palavra ou expressão que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.

Vamos ver agora alguns tipos de apostos:

Explicativo : usado para explicar o termo anterior:
Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
Alexandre, o grande.
Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil.

Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico:
Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.

Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior:
O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
Tenho dois irmãos: Bianca e Fabrício.
A polícia já pacificou duas favelas: A Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.
Já comprei produtos de limpeza: sabão em pó, amaciante, detergente, desinfetante e lustra-móveis.

Resumidor: resume termos anteriores:
Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Carros, dinheiro, propriedades, nada paga minha dignidade.
Minhas roupas, meus sapatos, cremes, acessórios, tudo estava lá.

Distributivo: distribui as explicações de termos diferentes separadamente.
Paulo e André concluíram a graduação neste ano; este fez Direito, aquele, Medicina.

Oracional: o aposto é representado por uma oração.
Só te peço uma coisa: que saia da minha vida.
A verdade é esta: a justiça brasileira está ficando cada vez mais desacreditada.

Vocativo 

É a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido e fica sempre isolada na frase, por um sinal de pontuação (vírgula ou ponto de exclamação) e pode ser antecedido pela interjeição “ó!”.

Amigos, vamos ao cinema hoje?
Lindos, nada de bagunça no refeitório!
A vida, meu caro, não é nada piedosa.
A morte, Elisa, vem para todos.
Menino, não mexa nisto.
Saia já daí, Afonso!
Ó Deus, tenha piedade de mim.



Fonte Brasil Escola
         QI Educação



|
Gostou?

3 comentários:

  1. Ótimo post, Nanda! nos vocativos até que não me enrolo, mas a parte do aposto me esclareceu bastante!
    E adorei a charge do Ziraldo no final *-*

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom relembrar, para não errar! Cara mia, adorei as explicações!

    ResponderExcluir
  3. Conheço a regra e acho até fácil de usar mesmo para pessoas sem muita instrução. Mas tenho que admitir que as vezes caiu em desgraça...e erro dolorosamente! Por isso conto com as amigas do retalhos!!!! ^^

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.