2

DICAS: Mas ou Mais?

Posted by Nanda Cris on 2 de setembro de 2013 06:00 in , , ,

Essa é bem simples, muito fácil de aprender. :-)

Mas

É uma conjunção adversativa e dá uma ideia de oposição, adversidade.

Truque: se puder ser empregada no lugar a palavra "porém", é porque temos que usar "mas" na frase. O "mas" liga 2 ideias opostas.

Exemplos:

  •     Eu iria ao cinema, mas(porém) não tenho dinheiro.
  •     Ele quer ajudar, mas(porém) não sabe. 
  •     O menino vem às aulas, mas(porém) nunca faz as tarefas. 
  •     Ela fuma, mas(porém) não traga.

Mais

É um superlativo, ou seja, dá a ideia de intensidade, mas também pode dar idéia de adição.

Truque: se puder ser empregada no lugar a palavra "menos", é porque temos que usar "mais" na frase.

Exemplos:

  •     Ela é a mais(menos) bonita da escola.
  •     Ela é mais(menos) alta do que eu. 
  •     Por favor, quero(menos) mais café.


Simples não? Agora que já vimos a sutileza entre mas e mais, leia o quadrinho abaixo com novos olhos:


Fontes: Norma Culta
            LPEU

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Graças a Deus não costumo errar nessa conjunção!
    Adorei a tirinha! ^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua escolha, um assunto bem pertinente, Nanda Maria!

    Isso é uma coisa que eu também não erro, mas é SUPER comum. Até mesmo aqui no trabalho que só temos 5 pessoas além de mim trabalhando no administrativo e acessando emails, eu vejo isso a cada dois emails que recebo!

    Achei ótimo você colocar a dica aqui, quem sabe a galera lê e toma mais cuidado agora?

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.