3

DICAS: Concordância verbal com os pronomes QUE e QUEM

Posted by Marcinha on 22 de julho de 2013 06:00 in , , ,
Concordância Verbal com os pronomes QUE e QUEM:

1a) Quando o sujeito é o pronome relativo “QUE”, a concordância se faz obrigatoriamente com o antecedente (=palavra que está antes do pronome QUE): “Fui eu que falei”; “Foi ele que falou”; “Fomos nós que falamos”.

2a) Quando o sujeito é o pronome relativo “QUEM”, a concordância se faz normalmente na 3ª pessoa do singular: “Fui eu QUEM RESOLVEU o caso”; “Na verdade, são vocês QUEM DECIDIRÁ a data”.
Observe que, se invertermos a ordem, não haverá dúvida alguma: “QUEM RESOLVEU o caso fui eu”; “QUEM DECIDIRÁ a data são vocês”.


Embora pouco usual, não é considerado erro o fato de o verbo concordar com o pronome que antecede o QUEM: “Fomos nós quem RESOLVEMOS o caso.” “Não sou eu quem DESCREVO.”

Observação: quando não houver o pronome QUE, o verbo deverá obrigatoriamente concordar com o núcleo do sujeito (=pronome que está antes da preposição “de”): “UM dos casais já TINHA mais de vinte anos de vida em comum.” “NENHUM de nós dois PÔDE comparecer ao encontro.” “ALGUÉM da equipe RESOLVEU o problema.” “QUAL de vocês CHEGOU em primeiro?” “QUEM dentre nós ESTÁ DISPOSTO a sair?” “MUITOS de nós LERAM o livro.” Nesse caso poderíamos usar “Muitos de nós LEMOS o livro”, se quiséssemos subentender a ideia de “eu também”.

Professor Sérgio Nogueira
http://g1.globo.com/platb/portugues/

|
Gostou?

3 comentários:

  1. Olha, o post tá uma gracinha, mas eu continuo falando errado #burra. Não consigo ver diferença entre as duas, acredita? Preciso de aulas de português urgentemente :'(

    Beijocas!!
    Http://mmsparadise.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Mischa, não sei se é o adiantado da hora, mas as explicações se embaralharam na minha cabeça e eu não consegui entender lhufas! que burra, dá zero pra ela, kkkk

    ResponderExcluir
  3. Achei meio tensa a explicação também. Eu faço a concordância verbal automaticamente, mas tenho um jeito mais simples de entender a regrinha...

    Na frase, a pessoa pode usar tanto o "que" como o "quem". Só tem que se ligar que o verbo vai ficar no plural ou singular. Tipo o exemplo abaixo:

    O sujeito é o pronome "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome.

    Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café.


    O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.

    Fui eu quem derramou o café.

    E tipo... o "quem" não usa quando o sujeito está no plural, então na dúvida, se o sujeito estiver no plural, usa-se só o "que".

    Se estiver no singular, pensa assim:

    "que" vai ser equivalente a "eu"
    "quem" vai ser equivalente a "ele"

    Fui eu que concordei (eu concordei)
    Fui eu quem concordou (ele concordou)

    Sacou?

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.