2

DICAS: Como usar o gerúndio corretamente

Posted by Nanda Cris on 29 de julho de 2013 06:00 in , , ,



Eu tenho um sério problema: saber quando posso ou não usar o gerúndio. Tenho horror a falar gerundismos estilo telemarketing: "Vamos estar atendendo sua solicitação", "Um momento que vamos estar verificando" e por aí vai.

Assim sendo, toda vez que tenho que escrever/falar algo no gerúndio eu sempre troco o modo como vou dizer para evitar falar uma batatada.

Resolvi aprender um pouco mais sobre isso para não ficar tão limitada nas minhas escolhas de palavras, então, aproveito para compartilhar conhecimento com vocês!

Formação do gerúndio:
O gerúndio é uma forma nominal do verbo constituída por um verbo auxiliar + um verbo com a terminação NDO.

Quando é correto usar o gerúndio?

  • Quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre simultaneamente a outra, no passado ou no futuro.
    “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
  • Quando se quer expressar uma ação contínua sem determinar a conclusão da mesma.
    “Eles foram caminhando pelas ruas sem saber para onde ir.”
  • Quando se quer expressar uma ação em curso, em qualquer tempo verbal.
    “Amanhã neste horário, vou estar viajando de férias.”
    “Não me ligue muito cedo, pois acho que ainda estarei dormindo.”

Porque ocorre o erro?
O abuso do gerúndio, ou gerundismo, ocorre, normalmente, na tentativa de expressar ações de execução imediata no tempo futuro com emprego do verbo auxiliar (normalmente estar) e o gerúndio, tais como "vou estar telefonando", "vamos estar publicando", esquecendo-se da caracterização durativa acarretada pelo uso do gerúndio.

Dica rápida: Quando usamos incorretamente o gerúndio há um excesso de formas verbais, que é desnecessário:
IR + ESTAR + ENCAMINHAR (vou estar encaminhando). Troque por: ENCAMINHAREI.



Fontes: Exame
            Wikipédia
            InfoEscola
            Orlandeli

|
Gostou?

2 comentários:

  1. Excelente explicação Nanda!

    Trabalhei quando mais nova na Central de Atendimento do extinto Banerj e os primeiros cursos que fizemos foram de Português e Atendimento ao Cliente onde frisavam para NUNCA usarmos o gerundismo nos atendimentos.

    Infelizmente a maior parte dos operadores ignora solenemente esta regrinha...

    Sobre a dica final: "vou estar encaminhando" - a pessoa pode dizer tanto "encaminharei" quanto "vou encaminhar"

    ResponderExcluir
  2. caraca, amei seu post.. aprendi bastante, e olha que já fui atendente de telemarketing, mas não usava o gerúndio dessa forma errada e exagerada não, acho que falava correto. Adorei seu post mesmo..

    beijos! :D

    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.