3

Busque soluções

Posted by Nanda Cris on 30 de dezembro de 2012 07:30 in , ,

Eu tenho uma amiga psicóloga que me disse uma vez o seguinte:
- Você lida com os seus problemas negando a existência deles. Você sabe que em um momento você terá que enfrentá-los, não sabe?

Sim, eu sei. E sim, eu escolhi empurrar com a barriga. Se eu não tenho a resposta, eu deixo pra lá. Não que eu não pense no problema. Eu penso. Mas não fico debruçada em cima dele. O excesso do problema não gera resultado, gera frustração. Ás vezes, quando estamos distraídas, pensando em outra coisa, a solução surge na mente.

A morte do meu pai, a morte da minha avó, para isso não há solução. Então eu nego, e empurro com a barriga. Estão viajando, um dia voltam.
Uma doença hereditária na família, se diagnosticado há tratamento. Já marquei neurologista para dia 29/01/2013. Porque para isso há esperança. Tem um porque correr atrás, porque suar a camisa, porque se desgastar.
Teve um vez que eu deixei tudo acumular, e pensava em tudo ciclicamente na minha cabeça. Marido desempregado, mudança para uma casa nova, problemas com meu chefe, incerteza no emprego, solicitação de aumento negada, minha avó doente, minha cachorra com câncer. E vários problemas menores. Pensei, pensei, pensei. Resultado? Não resolvi nenhum dos meus problemas e fiquei 7 dias com uma labirintite absurda. Não arrumei um emprego pro marido, não ajudei a empacotar nada, continuei com problemas com meu chefe, ganhando mal e cheia de incertezas, minha avó e cachorra continuaram doentes... e eu fiquei doente junto!
Adiantou?
Neca!
Então, sim, eu sofro de negação. Assim como sofro de compulsão por comprar livros e esmaltes. Defeitos de fábrica, me processe.
A gente só leva dessa vida a vida que se leva. Eu vou perder tempo dando murro em ponta de faca?
Penso positivo, boto um sorriso no rosto, ignoro o que não posso resolver naquele momento e vou a luta.
O tempo que gastamos nos lamentando é um tempo perdido. Não desperdice seu tempo, o relógio está correndo e ele é implacável.

|
Gostou?

3 comentários:

  1. Suas palavras foram tão bem colocadas quanto a do Dr. Drauzio Nanda. A lamentação dos problemas só nos adoece e não resolve nada. Mesmo assim, quando estamos nesse redemoinho de problemas e incertezas é muito difícil passarmos por tudo sem a lamentação e o sofrimento. Mas uma coisa é certa e possível. Podemos sim passar por tudo simplesmente com o pensamento positivo e em busca de soluções. Elas existem e vão chegar se nos propusermos a procurar.

    É a melhor mensagem que li até agora para um bom começo de 2013.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, Nanda... amei... dá muito o que pensar, pra começar 2013 com o pé direito... menos lamentação e mais ação, bela filosofia.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí.
    Mas, eu complemento com uma coisa: um passo de cada vez. Sempre um passo de cada vez.
    Não podemos resolver todos os nossos problemas. E mesmo que pudéssemos, teríamos que escolher um para começar, e depois outro, e outro, até resolver todos. Então, um passo de cada vez.

    ResponderExcluir

Comenta aê!

Copyright © 2009 Retalhos Assimétricos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.